Google ataca sites que usam IA para escrever artigos

A Google tomou medidas face à crescente tendência de IA (Inteligência Artificial) na criação de artigos e páginas de websites. A nova atualização do algoritmo Core da Google começa a perceber de forma mais concreta quem utiliza este tipo de Inteligência Artificial para rankear no seu motor de busca.

Em síntese, tem acontecido mais recorrentemente utilizadores usarem ferramentas como o ChatGPT e Gemini para a criação de artigos Blog ou páginas inteiras na Internet. No entanto, o problema é que esses artigos são elaborados principalmente para procurar palavras-chave e melhorar o ranking no Google.

Google ataca sites que usam IA para escrever artigos

Google baixa o ranking de sites que usam IA para escrever artigos

A atualização de Março foi drástica para aqueles que utilizam IA na criação de artigos de Blog para rankear. O novo algoritmo consegue identificar quando o artigo é baseado em IA. Em consequência, a Google desindexa o website num todo. Ou seja, o website perde uma enorme visibilidade. Em suma, a Google classificou o website como Spam. Este tombo pode ser visto no Google Search Console ou até nos dados analíticos do website. Ou seja, assim do nada, milhares de utilizadores viram os seus websites desaparecerem da pesquisa.

Utilizar IA para escrever artigos de Blog não pode ser uma opção.

Assim sendo, se és um daqueles que foi afetado, a melhor forma de conseguires recuperar o crédito da Google é atualizares todos os artigos que foram escritos por IA. Ainda assim, a utilização de IA como o ChatGPT, é recomendada por algumas agências de SEO. Porém, com séria moderação. Isto é, o texto fornecido deve ser um guia e nunca um “copiar / colar”.

Mais artigos em destaque: