O que é o Dark Social. A métrica importante nos sites e lojas online

Hoje vamos perceber o que é o Dark Social. A nova ideologia tem vindo a crescer nos últimos anos e é cada vez mais importante para sites e lojas online. Principalmente se o teu trabalho é analisar os dados analíticos do site e perceber onde investir a seguir.

O que é o Dark Social e como medir

Em síntese, o Dark Social é a partilha de informação do teu website em aplicações encritptadas e que nos dados analíticos não mostra de onde esse tráfego chega. Isto é, não existe uma forma concreta de perceberes onde é que as pessoas estão a partilhar o teu website ou estão a falar dele.

Por exemplo, quando um cliente chega ao teu website através de uma rede social, no Google Analytics é referenciado que o utilizador teve origem no Facebook, Instagram… Por aí fora. Porém, se o link é partilhado no WhatsApp, iMessage ou até Facebook Messenger, não tens uma ideia concreta do que está a acontecer. Apenas tem a informação de “tráfego de origem direta”.

Porque é importante perceber o Dark Social

Um website vive de dados. Por exemplo, quando fazemos uma auditoria de SEO (que também fazemos na Plak), uma das coisas que olhamos com atenção é o tráfego obtido e os seus canais. A origem “direta” é sempre uma incógnita. Será o cliente chegou porque escreveu no URL o nome do website ou chegou por uma partilha num chat do WhatsApp?

Pois é, não há uma forma concreta de medir esse tráfego. Existem ferramentas como o “get Social” que te dá uma estimativa. Contudo, não deixa de ser um pouco “atirar para o ar”. Dessa forma, temos algumas formas de tentar descobrir o que é popular nessas partilhas.

Como crescer no Dark Social

Como crescer as partilhas em Apps

Crescer no Dark Social é simples. Muito simples, na verdade. Cria conteúdo relevante para o utilizador. Por exemplo, este é um artigo de valor que existe uma forte possibilidade de ser partilhado entre os teus amigos ou colegas de profissão. Não vamos conseguir medir isso, porém, vamos saber pelas analytics que este é um artigo que tem tráfego direto. Ou seja, criar conteúdo de valor idêntico a este é um “must have”.

Como medir o Dark Social

Como referi, aqui tens de ser severamente meticuloso nos dados analíticos. Tens de perceber que é quase impossível ter uma quantidade de tráfego direto. A não ser que cries uma marca que seja muito procurada pelo nome.

Se tens um artigo de blog em particular que está a ter muito tráfego direto, a grande probabilidade é que este artigo vem de Dark Social. Aí, terás de conseguir atacar essas pessoas da mesma forma. Eu sei, não é tão simples quanto chegar ao Google Analytics e selecionar uns campos. Contudo, visto que este tráfego chega de Apps encriptadas dificilmente será melhor do que isso no futuro.

Apps com maior fluxo desta tendência

Apps com maior fluxo de Dark Social

Um estudo da empresa “Statista” em 2019 (que já vai há uns anos e a tendência é aumentar), podemos ver que o maior tráfego de Dark Social chega do Facebook Messenger. Pelo menos nos Estados Unidos. Logo depois temos o Snapchat e WhatsApp. Nestes dados não temos informações concretas do iMessage, o serviço de mensagens da Apple.

Em suma, podemos ver que não é fácil conseguir medir estes dados. Todavia, também não é impossível. Aqui teremos algo “achismo”, mas é melhor presumires que os dados chegam dessas partilhas do que imaginares que 100% das pessoas que chegam de tráfego direto ao teu site escrevem o nome do teu site no URL.

Para amantes de Marketing: