O WordPress não atualiza. Eis a solução para resolver o problema!

não consegue aceder ao login do Wordpress

Acabaste de fazer atualizações no teu website e o WordPress não atualiza. A situação é mais comum do que imaginas. Assim sendo, este problema resolve-se, na sua maior parte das vezes, de forma simples e rápida.

O problema deve estar envolvido com algum cache (já te explico o que é o cache). Basicamente é uma forma de carregar o teu site mais rápido para o leitor. Porém, se estiver a gravar demasiado conteúdo para mostrar de forma rápida, a probabilidade é que não verás as tuas atualizações.

Dessa forma, neste guia, explico-te passo a passo como resolver a situação. Contudo, se vires que não consegues, fica livre de falar connosco na página de contactos e tentamos ajudar.

WordPress não atualiza: os principais problemas

Wordpress não atualiza: os principais problemas
  • Cache no browser
  • Cache no site (via Plugin)
  • Cache numa CND (tipo cloudflare)
  • Cache no servidor
  • Editores de blocos no WordPress
  • Cache no Router (raros os casos)

1. O Cache do Navegador Pode Ser o Problema

Uma das razões mais comuns para que o WordPress não atualiza é o facto de o teu navegador estar a armazenar versões antigas da página.

Em primeiro lugar vamos pelo mais óbvio. Pode ser cache no teu browser. Para isso, entra numa página anónimo. Consegues ver as mudanças? Perfeito! Senão, continua. Mesmo assim, podes limpar o cache do teu browser desta forma.

  • No Windows: Pressiona Ctrl + F5 ou Ctrl + Shift + R.
  • No Mac: Pressiona Cmd + Shift + R.

Se isto não funcionar, deves limpar manualmente o cache do navegador:

  1. Vai às configurações do teu navegador.
  2. Procura a opção para limpar dados de navegação.
  3. Certifica-te de que a opção cache está selecionada e limpa os dados.

Agora, tenta novamente aceder ao teu site para ver se as alterações aparecem.

2. O WordPress não atualiza devido ao cache interno

2. O WordPress não atualiza devido ao cache interno

Em segundo lugar temos o cache interno. Muito devido a algum plugin de cache que possas ter instalado. Se limpaste o cache do navegador e o WordPress continua sem atualizar, o problema pode estar no próprio WordPress.

Como Limpar o Cache do WordPress?

Se tens um plugin de cache instalado, segue estes passos:

  • WP Super Cache: Vai a Configurações > WP Super Cache e clica em Excluir Cache.
  • WP Rocket: Vai a Configurações > WP Rocket e clica em Limpar Cache.
  • LiteSpeed Cache: Vai a LiteSpeed Cache > Gerenciar Cache e seleciona Limpar Tudo.

Se ainda não funcionar, tenta desativar temporariamente o plugin de cache:

  1. Acede ao painel do WordPress.
  2. Vai a Plugins > Plugins Instalados.
  3. Procura o teu plugin de cache e clica em Desativar.

Em seguida faz um refresh. Verifica se as alterações aparecem corretamente. Se sim, significa que o cache era realmente o problema.

3. O cache do servidor também pode ser a causa

Em terceiro lugar temos o cache do servidor. Algumas VPS (Virtual Private Server) oferecem cache integrado. Por isso, aí terás mesmo de aceder ao Cpanel do teu servidor e limpar lá o cache.

Se já tentaste limpar o cache do navegador e dos plugins, mas o WordPress não atualiza, o próximo passo é verificar se o teu provedor de alojamento tem cache ativado.

Recomendação: Melhores alojamentos Web em Portugal para sites

Como Resolver?

  • Acede ao painel de controlo do teu alojamento.
  • Procura opções como “Cache”, “Performance” ou “CDN”.
  • Se houver uma opção para limpar cache, utiliza-a.
  • Caso não encontres essa opção, contacta o suporte do teu alojamento e pede para limpar o cache do servidor.

4. O editor de wordPress pode ser o problema

Se utilizas o Editor de Blocos (Gutenberg) ou um page builder como Elementor ou WPBakery, às vezes as alterações não são publicadas corretamente.

Para resolver:

  1. Confirma se clicaste em Atualizar após as modificações.
  2. Experimenta abrir a página numa janela anónima ou num outro dispositivo.
  3. Testa limpar a cache do WordPress, como explicado nos passos anteriores.

Se ainda assim as mudanças não aparecem, podes tentar desativar temporariamente os plugins de edição para ver se há algum conflito.

5. Cache do router

Em quinto lugar temos o cache do router. Ainda assim, é muito difícil que esse problema seja o concreto. Até porque é muito raro (mesmo muito) que isso aconteça. Contudo, nós já fizemos milhares de websites em WordPress e já nos aconteceu no passado. Assim sendo, para resolver a situação desliga o cabo do router de internet (remove mesmo), e espera 10 segundos para o voltar a ligar.

6. O modo de manutenção pode estar ativado

Por fim, outro motivo comum para que o WordPress não atualiza é o modo de manutenção. Se tentaste atualizar o site recentemente e algo correu mal, o WordPress pode ter ficado preso nesse modo.

Para verificar, acede ao servidor via FTP (ou Cpanel) ou ao gestor de ficheiros do alojamento e vê se existe um ficheiro chamado .maintenance na pasta principal do WordPress. Se sim, apaga esse ficheiro e tenta novamente.

O WordPress pode ser confuso às vezes!

Se o WordPress não atualiza, a solução mais provável está relacionada com o cache – seja do navegador, do WordPress ou do servidor. Segue estes passos para resolver rapidamente:

  • Limpa o cache do navegador.
  • Limpa o cache dos plugins do WordPress.
  • Verifica o cache do servidor.
  • Confirma que o editor de páginas está a funcionar corretamente.
  • Certifica-te de que o modo de manutenção não está ativado.

Depois de aplicares estas soluções, o teu site WordPress deve atualizar corretamente. Se o problema persistir, o ideal é contactar o suporte do alojamento para verificar se há algum bloqueio adicional.

Assim sendo, se vires que precisas de ajuda com o teu website WordPress, Shoppify ou outras plataformas, não hesites em contactar. Garantidamente saberemos o que fazer!

O que é o Cache de um website

Em resumo, o cache de um site é um mecanismo que armazena temporariamente dados, como imagens, scripts e páginas HTML, para acelerar o carregamento e melhorar o desempenho. Em vez de carregar todas as informações do zero a cada visita, o navegador, o servidor ou serviços externos (como CDNs) guardam versões já processadas do site, reduzindo o tempo de resposta e o consumo de recursos.

No entanto, o cache pode, por vezes, causar problemas, como impedir a visualização de alterações recentes ou dificultar atualizações do WordPress. Quando isso acontece, limpar o cache do navegador, do WordPress (caso haja plugins de cache instalados) e até do servidor pode ser necessário para garantir que as mudanças feitas no site sejam exibidas corretamente.