WordPress não envia emails. Aqui está a solução

Se o teu site em WordPress não envia emails, pode algo não estar propriamente bem configurado. Em certas alturas é simples de resolver, contudo, em muitas delas vais precisar do acesso ao teu alojamento. Mas vamos ponto por ponto e perceber quais as soluções.

Se o teu site WordPress não está a enviar emails, isso pode afetar a comunicação com os utilizadores e comprometer funcionalidades essenciais, como a recuperação de palavras-passe ou notificações de encomendas.

Este problema é comum e, na maioria dos casos, está relacionado com a configuração padrão de envio de emails do WordPress, que usa a função mail() do PHP.

Muitos serviços de alojamento bloqueiam esta função para evitar spam, resultando na falha no envio de emails. Ou seja, se este for o caso, a solução mais simples é contactar o teu provedor de alojamento. Por falar nisso, temos aqui uma lista de melhores alojamentos em Portugal.

Porque é que o WordPress não envia emails?

Porque é que o WordPress não envia emails?

Estas são as principais razões. Vamos do mais óbvio e mais simples de resolver para o mais complexo. Ainda assim, se mesmo assim tiveres dificuldade, poderás entrar em contacto connosco e tentamos ajudar-te a resolver a situação.

1. Configuração incorreta de email

Verifica se o endereço de email do administrador está correto em Definições > Geral no painel do WordPress. Um email inválido pode impedir o envio de mensagens. Esta situação é mais comum do que parece. Em seguida, adiciona o email correto e confirma se recebeste esse email na tua caixa de correio.

2. Bloqueio no alojamento

Em seguida, se o email acima está correto ou não recebeste o email ao modificares, pode ser mesmo do alojamento. Alguns servidores desativam a função mail() do PHP por questões de segurança. Principalmente para evitar Spam. Assim sendo, a forma mais concreta é entrares em contacto com o teu provedor de serviço e solicitar esse envio de emails.

3. Emails a irem para spam

Em terceiro lugar temos o mal amado Spam. Não há muita volta a dar neste aspeto. Se tens os certificados todos no DNS, é possível que a Google e Microsoft denunciem-te como Spam durante uns tempinhos. Principalmente se o teu domínio é novo. Mesmo que o WordPress envie os emails, podem estar a ser filtrados como spam.

Como resolver o problema do wordpress não enviar emais

Em síntese, a melhor solução é configurar o WordPress para enviar emails através de SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), que oferece autenticação segura e melhora a entrega de emails. Segue estes passos:

1. Instalar e ativar um plugin SMTP

O plugin WP Mail SMTP é uma das opções mais fiáveis. Instala-o e ativa-o no painel do WordPress.

2. Configurar o plugin

  • Vai a WP Mail SMTP > Definições.
  • Insere o email que será usado para enviar mensagens e o nome do remetente.
  • Escolhe um serviço SMTP, como Gmail, SendLayer ou Brevo.
  • Introduz as credenciais SMTP (nome de utilizador, palavra-passe e servidor SMTP).

3. Autenticar o domínio

Para evitar que os emails sejam marcados como spam, configura registos SPF e DKIM no DNS do teu domínio. (isso vai depender do serviço que utilizas). Normalmente estes já estão por defeito na maior parte dos alojamentos.

4. Testar o envio de emails

No WP Mail SMTP > Ferramentas, envia um email de teste para confirmar que tudo está a funcionar.

Infelizmente não há forma de te conseguir ajudar mais a não ser que tenhamos total conhecimento do caso. Isto porque os dados que tens de meter no plugin do WordPress de email são exclusivamente do teu provedor de alojamento Web. Ou seja, não há nenhuma formula secreta que funcione em todos.

Porém, se já tentaste de tudo e não conseguiste resolver, fala connosco através deste pedido de formulário. Entraremos em contacto assim que possível e tentaremos ajudar da forma mais rápida possível.

Mais artigos que te vão ajudar: